terça-feira, 21 de julho de 2009


Zélia Duncan - Na Estrada...


Texto: Silvia Tibério
Foto: Arquivo Pessoal Zélia Duncan



Niterói, 28 de outubro de 1964 - a jovem senhora Loïse dá à luz, pela 3ª vez, aquela que mais tarde seria o "outro" orgulho da família. Nasce então Zélia Cristina Gonçalves Moreira. Escorpiana da mais alta qualidade - sensível, cheia de paixão, ciumenta ao extremo, fiel a tudo e a todos, porém desconfiada... Sua determinação é característica forte, pois quando assim se sente, saiam da frente! Zélia, com toda sua doçura, é também uma fortaleza.
Filha de funcionários públicos, irmã de Afonso César, Luiz Otávio e Helena, Zélia viveu em Niterói até os seis anos, quando então mudou-se com a família para Brasília.
A música sempre esteve presente na sua vida. Ainda muito pequena, Zélia ficava escondida num canto da sala, ouvindo as serestas promovidas por seus pais.
Com dez anos de idade, interessou-se pelo basquetebol, uma paixão que cultivou até os dezesseis anos. Nessa época, Zélia e seu inseparável violão animavam as viagens com o time. A opção definitiva pela música veio quando a data de um campeonato coincidiu com a de um festival. Para nossa felicidade, ela escolheu o festival e, daí em diante, nunca mais parou. Hortência e Paula também agradecem!
Aos doze anos, Zélia surpreendeu sua mãe com uma gravação caseira da canção "Tatuagem", de Chico Buarque. Zélia já demonstrava os primeiros indícios da grande intérprete que se tornaria.
Quatro anos mais tarde, em maio de 1981, já convencida de que seu destino era cantar, Zélia enviou uma fita à Sala Funarte que, na época, concedia espaço, através de concursos, para apresentação de novos artistas. Ela foi classificada em primeiro lugar e apresentou um show que teve grande repercussão e é considerado o marco inicial de sua carreira! Ainda lhe rendeu a oportunidade de representar Brasília no "Projeto Pixinguinha", cantando ao lado de nomes consagrados como Wagner Tiso e Cida Moreyra. Era a primeira vez que Zélia saía para cantar fora do seu "ninho".
Logo depois surgiram vários convites para cantar na noite, porém ainda era menor de idade e sua mãe sempre a acompanhava nas apresentações. Aliás, Loïse, dona de uma belíssima voz, sempre foi sua maior incentivadora e fã número 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Vc é td de bom zelinha linda......

Vc é td de bom zelinha linda......
amo que não sei como explicar.....

Te amo zelia maravilhosa......

Te amo zelia maravilhosa......
Quando te vi meu mundo amanheceu,quando eu te vi o sonho aconteceu.

Minha grande paixão...

Minha grande paixão...